Gémeos Maternidade

Ler no pós-parto: 10 conselhos de mim para mim

10 conselhos que escrevi para mim mesma para este pós-parto com base na experiência do outro:

1- Cuidado com golas altas e camisolas subidas que não sejam pretas. O mamaçal pós-parto não te favorece, há que saber disfarçá-lo.

2- Não fujas da balança, por favor. Quanto mais cedo lidares com a verdade, melhor.

3- Atenta neste que é importante: quanto te disserem que estás mais magra, não estão a dizer que estás magra. Não estás magra, simplesmente estás mais magra. O termo de comparação é o bisonte que estavas quando estavas grávida, recorda-te disso. Cuidado com mini-saias, tudo o que seja justo, leggings e afins.

4- O brilho que as pessoas dizem que tens é o amor… que as pessoas têm por ti. Brilho? Nop, não te deslumbres com esses elogios amigos.

5- As fotos que vais ver para te consolar são enganadoras, recorda-te que te pintaste, que escolheste o teu melhor ângulo e que foram tiradas pela tua irmã com a sua mega máquina. Experimenta lá tirar uma selfie quando abres a câmara no modo selfie sem querer e admira isso.

6- Não poderes fazer esforços na cicatriz durante 6 meses não é desculpa para não fazer nada. Ioga, exercícios de braços, caminhar não estão proibidos, nem tentes convencer alguém que estão que a malta cheira-te a preguicite a léguas. Ah, estender a roupa não é exercício, não.

7- Estar a dar de mamar não é desculpa para enfardar tudo. Não, não é. Esquece os crepes e scones da João, as queijadas da Tigena, os croissants de todo o lado e a toda a hora. Controla-te. E esquece o encomendar comida. Não te apetece peixe? Temos pena. Apetece-te andar de fato de banho para sempre? Pensa nisso.

8- Descansa. Esquece a Netflix, larga o Whatsapp, e deixa a porra da roupa – nunca foste grande dona de casa, que é que te deu agora? Descansa sempre e quando puderes. Descanso é essencial e dá bom aspecto (mas não te esqueças que essas olheiras já não desaparecem, são crónicas, são a tattoo da maternidade).

9- Não compres roupa para “quando recuperares o peso”, isso é estúpido.

10- Nas fotos, põe um dos miúdos sempre, sempre à frente da barriga. Sempre. Esquece o inspirar com força, isso funcionava antes, agora já não dá.

[Quantas estou a tomar em consideração? Err… Nenhuma. Reincidente no falhanço pós-parto.]

4 Comments

  • Marisa tome

    Querida mamã que amamenta! Força. Amamentar vai ajudar. E dormir pouco também é não teres tempo nem para dormir nem para nada também te vão ajudar a perder volume e peso. Não desistas de caminhar. De saltar à corda. Sei lá! Come sem culpas mas com consciência! E não há alimentos proibidos!
    A oxitocena vai pôr -te na linha outra vez! Confia em ti!

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    • Ana Sousa Amorim

      🙂 Dormir pouco também é um realidade por aqui… Preferia continuar a anafar se queres que te diga! Dormir pouco é que não…

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  • Claudia Ferreira

    Estou farta de me rir com este post! A maternidade é tão isto!

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