Gémeos Organização Tudo e Nada

Truques que aprendemos com os gémeos

Toda a gente presume que por já se ter filho se sabe tudo, especialmente no nosso caso em que o primeiro filho ainda é bebé. Na verdade há coisas que temos que reaprender e outras que nunca soubemos. No nosso caso, em que o segundo filho são dois, há imensos truques que vamos aprendendo. Na própria UCIN aprendemos muitas coisas. E como os gémeos não mamam, e o Gonçalo mamou até aos seis meses, há imensas coisas sobre a logística dos biberões que vamos aprendendo.

  • Trocar a fralda antes do biberão e não depois. Ao Gonçalo trocámos a fralda sempre a seguir a mamar — nem sei bem porquê — e ele bolçava sempre imenso. Ao trocar antes evitamos as movimentações da muda de fralda e também podemos aproveitar a moleza pós-refeição para os colocar de novo na cama.
  • Colocar uma fralda de pano esticada na cama na zona da cabeça. Caso bolçem é só trocar e evitamos trocar os lençóis sempre que acontece. Esta é tão óbvia que me sinto mesmo mesmo burra de não me ter lembrado quando foi do Gonçalo.
  • À saída do banho, secá-los com um lençol ou com uma fralda de pano e não com uma toalha. Os lençóis e as fraldas de pano aquecem-se mais facilmente e aconchegam bebés tão pequeninos mais facilmente que as toalhas que são enormes (tenho a leve sensação de terem indicado assim nas aulas de preparação para o parto, mas não pusemos em prática com o Gonçalo não sei porquê).
  • Usar compressas para colocar por dentro da roupa quando bolçem e molhem a roupa exterior para impedir que o body interior se molhe. Se o exterior não tiver ficado muito molhado, assim conseguimos impedir que se molhe o interior e que tenhamos que trocar a roupa numa altura em que pode levá-los a bolçar ainda mais.
  • Fazer os biberões de leite para noite toda e colocá-los no frigorífico (tanto quando são biberões de leite adaptado como quando são biberões de leite materno, ficam já feitos, depois é só aquecer).
  • Aquecer os biberões de molho em água quente num recipiente. Saem directamente do frigorífico para o recipiente. Não há cá aquecedores de biberões, nem aquecer debaixo de água a correr, esta é a forma mais rápida. Coloca-se água a ferver num recipiente (nós usamos uma forma de bolos pequena) e fica a aquecer enquanto se troca a fralda).

E as que já sabíamos, mas voltámos a aplicar e têm sido fundamentais:

  • À noite, levar tudo para o quarto para evitar sair do quarto: fraldas, resguardo e toalhitas para caso seja necessário mudar a fralda; biberões, água e leite para preparar biberões e fraldas de pano e babetes.
  • Guardar a água quente num termo para não ter que aguardar que aqueça de todas as vezes.
  • Progressivamente começar a oferecer leite cada vez menos quente para se habituarem a beber o biberão à temperatura ambiente.
  • Ter o saco de muda de fraldas sempre pronto com os essenciais, para quando é necessário sair ser só colocar os biberões e as doses dos leites.

 

Alguém tem mais truques? O lema com gémeos é poupar tempo, aceitam-se sempre dicas!!

 

No Comments Found

Leave a Reply